A sós

Qualidade
Tempo de


Tempo é uma palavra muito abrangente. Pode ser um fenômeno natural, ou quantidade de tempo em horas, dias, anos e seus muitos derivados. Tudo o que fazemos exige tempo, e isso é muito relativo, tanto em relação às ações quanto às pessoas que as executam. Alguns trabalhos levam mais tempo, outros menos. Algumas pessoas dormem oito horas por dia, outras se satisfazem com mais ou menos tempo que isso.

O rei Salomão escreveu em Eclesiastes: “Há tempo para todas as coisas debaixo do céu”. Ec 3:1
Até nosso corpo lida de forma pragmática com o tempo sem percebermos: O coração de um homem saudável em estado de repouso bate 70 vezes por minuto, e como parte do processo digestivo o corpo precisa eliminar resíduos numa certa periodicidade. – Para mais especificidades biológicas eu passo a bola para a Bruna Marques que sabe bem mais que eu. –
Mas pense comigo, todos nós “possuímos” o mesmo tempo: 24 horas por dia, 7 dias por semana, 4 semanas por mês, 12 meses por ano. A diferença é com o quê nós gastamos esse tempo. Nós temos um cérebro muito sofisticado que nos permite fazer escolhas, planejar ações e, portanto, podemos nos programar. O importante não é ter uma quantidade maior de tarefas no dia, e sim uma qualidade maior em tudo o que fazemos.

Pra mim, um tempo de qualidade indispensável é o sono. Amo dormir. Outras tarefas que não deixo de dar prioridade são: alimentação; cuidados pessoais e eliminação de impurezas (se é que vocês me entendem).
Vivemos num mundo tão corrido e temos tantas coisas pra fazer que acabamos tendo que fazer escolhas como passar um tempo conversando com nossos pais ou então no chat do Facebook com a galera. Aliás, o Face é um grande ladrão de tempo, mal percebemos e lá se foram duas horas que pareceram ser vinte minutos.

Às vezes vivemos com pressa, com medo de não dar tempo de fazer tudo, que acabamos fazendo tudo pela metade. Em Lucas 10 a Bíblia nos conta que Jesus visita a casa de Marta, Maria e Lázaro. E aí existe uma diferença entre como as duas irmãs escolheram gastar o tempo em que Jesus estava presente.  


E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Lucas 10:38-42

Provavelmente preocupada com a visita ilustre, Marta queria que a casa estivesse bem apresentável para que Jesus tivesse uma boa impressão, elogiasse a higiene e a dedicação nos trabalhos de casa. Maria por sua vez escolheu ter um tempo com Jesus, conversar e aprender com Ele.
Muitas vezes nos parecemos com Marta, e nos preocupamos em mostrar pra Deus que nos esforçamos, trabalhos, e fazemos de tudo para agradá-lo e nos apresentarmos de forma irrepreensível, mas nos esquecemos de que só alcançamos a santidade e uma vida integra quando estamos aos seus pés, como Maria, tendo um tempo precioso.

O nosso dia a dia é corrido e sempre será, mas um tempo com Deus faz a diferença. Isso nos transforma, nos leva a uma intimidade com Ele e a conhecê-lo de fato e não apenas de ouvir falar.

 

Estive no 2º Congresso Brasileiro de Adolescentes Nazarenos, e lá tive uma conversa com um homem que conhece a Deus. Fiz-lhe uma pergunta: – Como fazer para crescer na fé, e ser um homem usado por Deus? Sua resposta foi simples, porém profunda: – Só existe uma forma de crescer, ser usado e se aproximar de Deus. É passando um tempo a sós com Ele todos os dias. Você só conhece a Deus de fato, quando você passa tempos de qualidade a sós com Ele.

Não se preocupe em estar bem apresentado pra ter um tempo com Deus, porque é Ele quem vai te moldar, e aperfeiçoar Seu caráter em você. Separe um tempo pra vocês dois. Isso pode fazer uma diferença muito grande na sua vida. Porque é melhor passar uma hora com Ele do que mil anos sem.

Boa semana Galera!!!
Até semana que vem!
FcD!

Deixe uma resposta