Exortação

Marcadores: .
Quantas vezes já me peguei lendo a Bíblia e me deparando com uma ou outra palavra que eu não sabia o significado. Já ouvi de várias pessoas que a leitura da Bíblia é difícil por conta da quantidade de termos que não são mais usados e de palavras que são tão pouco usadas que muitas vezes não sabemos seu significado. Por isso talvez surgiram algumas Bíblias com "a linguagem de hoje", palavras mais fáceis, construções gramaticais mais simples. Foi pensando nisso que decidimos falar essa semana sobre algumas dessas palavras, o que elas significam. Hoje vou falar sobre a palavra exortação.

Exortação em sua essência significa correção, repreensão. Quando sua mãe te da uma bronca dizendo: "Não faça isso, menino!", ela está te exortando. Te repreendendo para que você aprenda que aquilo é errado, para que você aprenda a fazer o certo.

"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso." (Jó 5:17)
Em outra passagem, dessa vez no livro de Hebreus, aprendemos que quando Deus nos repreende, nos "dá uma bronca",  não podemos desprezar essa lição, não podemos desanimar com ela. Ao contrário, devemos nos alegrar pois o Senhor só corrige àqueles que ele ama, à quem ele reconhece como filho. Seu pai alguma vez já te repreendeu, te exortou? Da mesma maneira Deus nos ama como seus filhos e também nos exorta, ajustando nossa conduta.

"E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." (Hebreus 12:5-8)
Espero que você tenha aprendido o significado dessa palavra e, sabendo dele, se lembre de ficar atento à exortação do Senhor e feliz porque Ele te considera um filho amado.

Se você quiser compartilhar conosco alguma situação em que Deus te exortou, ou ainda alguma outra palavra da Bíblia que você não saiba o significado, deixe aqui nos comentário. Ficaremos felizes em te responder!

Boa semana pra todos.
Deus abençoe

Pesquisar

Carregando...

Facebook

ÚLTIMOS NAZACAST