Serviço ≠ Ser visto

É engraçado como você descobre o lugar que estás só pelos termos utilizados pelas pessoas daquele ambiente. Cada “tribo” ou região tem suas palavras próprias, vocábulos mais ou menos rebuscados, termos técnicos ou inventados. Mas isso é uma das identidades de uma cultura ou de um grupo social.
E sinceramente o meio cristão não é diferente, há muitas coisas que quando ouvimos identificamos claramente um “crente”: Vazo, tremendo, fogo santo, varão, varoa, graça e paz, entre tantas outras. São palavras bonitas, mas que às vezes caem em normalidade e perdem seu real significado. E uma das palavras que mais sofreu essa degeneração nominal é a palavra servir, e também suas derivadas.

Antes alguns significados de servir: 

Consagrar-se ao serviço de; cuidar de; cumprir deveres ou funções; dar ou ministrar; estar ao serviço de; estar às ordens de; prestar bons ofícios a; prestar serviços; pôr na mesa (iguaria ou refeição); ser criado de; ser útil a; ajudar; alimentar; auxiliar; aviar; dar; desempenhar, exercer; empregar; fornecer; ministrar; oferecer; substituir; satisfazer.

É interessante como todas as palavras que remetem a servir definem a atitude de alguém para outro alguém. Como você pode se entregar para fazer alguma coisa para uma segunda pessoa, ou outro grupo de pessoas. Mas nunca a palavra servir vai se referir a si próprio.
Mesmo quando uma pessoa se serve em uma refeição ela não está gerando beneficio exclusivo dela, não, ela também poupa o trabalho de alguém que o faça por ela.
Bom, mas aonde eu quero chegar com tudo isso? Eu quero dizer que a degeneração dessa palavra gerou uma confusão na cabeça de muitos, onde trocam serviço por ser visto.
Sim, pois esse nome ‘servo’, muitas vezes, traz status, traz visibilidade e muitos não compreendem que serviço é justamente o contrario de ser visto. Servir é sumir da cena para que a cena apareça.
Jesus ensina seus discípulos claramente isso na passagem de Mc 10:43-45:

(43) Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será este o que vos sirva; (44) E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. (45) Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos

Servir é algo muito importante, é algo crucial. Mas muitos não querem servir por servir, por amar a Deus acima de todas as coisas, por amar ao próximo como a si mesmo, pelo contrário, esses querem ser lembrados por servir, querem gerar de alguma forma uma promoção de sua pessoa, um enobrecimento ‘forçado’.
Quando Jesus diz o caminho para nos tornar os primeiros muitos entendem que é aqui essa recompensa, que verão seus nomes num Hall de Honra. Porém isso é totalmente o contrário do que Cristo ensina.
Não podemos omitir o versículo 45 dessa história, onde o próprio filho de Deus diz que não veio para receber honras, mas sim para honrar aos outros e até dar a sua própria vida por esses. Ai sim Jesus foi visto por todos, pregado numa cruz, humilhado, só.
Essa é a realidade de muitos os que servem de verdade, são humilhados, são menosprezados, são esquecidos por todos DESTE MUNDO. Mas o Senhor, onisciente, nunca se esquece de nós. Ali onde receberemos a verdadeira glória é que deve estar o nosso nome, no hall dos moradores do céu.
Estás disposto a servir de verdade? Mesmo sem que ninguém te veja? Se sim, que o Senhor te abençoe muitíssimo, pois essa sim é a maior honra de um homem.
Boa semana a todos.

6 thoughts on “Serviço ≠ Ser visto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *