Você tem coragem?

É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil. É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para baixar a guarda. É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render. É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para ter dúvida.

É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar em pé. É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores. É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los. É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para fazê-lo parar. É preciso ter força para ficar sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio. É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado. É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver e morrer.

Hoje eu quero fazer algumas perguntas para você, assim poderemos refletir juntos.

De acordo com o dicionário coragem significa:
1- bravura em face de um perigo; intrepidez; ousadia; 2- força moral ante um sofrimento ou revés;
3- figurado energia na execução de uma tarefa difícil; perseverança.

E ai você se identificou com algo? Você acha que é um corajoso?
Esse vídeo foi gravado com o pessoal do nazateen, há alguns anos. Vamos ver o que ele diz. (Recorda é viver, rsrsrs).
E você, do que tem coragem?
Nesse vídeo temos vários exemplos de atitudes diferentes em que as pessoas têm coragem. Eu acredito que o mais difícil de todos, mas que deveria ser o mais fácil é coragem de ser puro. Coragem de desafiar o mundo e ser santo.
E claro Deus quer muito que sejamos corajosos. Quer um exemplo se você ir lá no livro de Josué, Ele fala 4 vezes para Josué a mesma frase Sê forte e corajoso (lembra do texto ali em cima), e em Js 1:7 Ele diz sê forte e mui corajoso.
Mas, nessa semana temos dois pontos coragem e partir. O que me leva a outra pergunta: Você tem medo de morrer?
Quando penso na morte ela é duas coisas ao mesmo tempo, assustadora e aliviadora. Assustadora, porque eu penso muito nos meus familiares e amigos. Sabe na reação deles a tristeza que deixaria nos seus corações. Não por mim e sim por eles; e também não por não saber o que esperar, por que isso eu já sei! O que me leva ao outro ponto.  A morte para mim é aliviadora, sabe porque olha o que fale em Romanos:
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Rm 8:17
Então, eu tenho certeza do lugar para onde eu vou e finalmente  me encontrar com Deus. Não é maravilho? E isso é palavra de Deus para a nossa vida. Então, se eu tenho medo da morte? Eu não tenho e uso a frase de Paulo:
Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fl 1:21
Vamos pensar em quatro personagens que partiram corajosamente, três deles hoje estão vivos no céu, ou seja, não precisaram morrer para estar lá.

O primeiro é Enoque, ele simplesmente foi levado para o céu por Deus, por causa da sua fé e por isso ele não deveria ficar aqui, e logo no outro versículo tem aquela frase: Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:5);
O segundo é Elias, ele subiu aos céus também vivo e em uma carruagem de fogo. Demais né. (I Re 2:1-15)

O terceiro é claro Jesus que morreu sim, mas ressuscitou ao terceiro dia e depois subiu aos céus, vivo, então hoje a  cruz esta vazia. (Mc 16)

E o ultimo, esse não esta no céu vivo, mas partiu muito corajosamente, seu nome era Estevão e ele é o primeiro mártir. Foi morto apedrejado. Você acha que na hora que ele estava ali defendendo o evangelho como tantos outros faz hoje em dia ele não teve medo? Acredito que sim, mas acima de tudo ele foi corajoso. E enquanto morria pode ver a glória de Deus.

Você acha que quando chegou à hora de partir eles tiveram coragem? Bom eu acho que sim e mais do que isso acho que eles tiveram fé. Na verdade eu partiria também com intrepidez e ousadia.
Agora para terminar uma ultima pergunta:

Você tem certeza da sua salvação, ou será que esse medo quer você tenha de partir é porque não é puro?
Isso me lembra uma frase de uma música do Dj Alpiste. Ela diz: Do que vale o dinheiro, a fama, a vida se essa noite o Criador te pedir a sua alma? Vai querer voltar no tempo e fazer o que não fez ou fará tudo de novo outra vez?
Sabe o que falamos no começo, sobre coragem e aquele vídeo. Se você tinha coragem  de ser puro? Você não precisa ter medo de partir, porque sua salvação estará garantida. Olha a mensagem que Deus deixa para você
Agora, pois,  já nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito e da vida te livrou do pecado e da morte. Rm 8:1-2
Afinal qual será seu legado? O que você vai deixar? Mais isso é papo para semana que vem.

6 thoughts on “Você tem coragem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *